sábado, 6 de outubro de 2018

ADITM firma parceria com Projeto Águas da Mantiqueira


Estudo que visa preservar os recursos hídricos do Território Mantiqueira é uma iniciativa da Fundação Toyota do Brasil e Fundepag

A água é o bem mais precioso do mundo e deve ser protegida. Esse é o conceito principal presente no projeto “Águas da Mantiqueira”, uma inciativa da Fundação Toyota do Brasil e Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) de São Paulo, que há cerca de um ano realiza um importante estudo no município de Santo Antônio do Pinhal-SP.  

O programa tem por objetivo a realização de inventários de biodiversidade nos remanescentes de Mata Atlântica para a preservação de bacias hidrográficas e nascentes. Após a primeira fase em Santo Antônio do Pinhal, o projeto irá se estender inicialmente para outros municípios do Território Mantiqueira, entre eles Monteiro Lobato, no estado de São Paulo, além de Gonçalves e Sapucaí-Mirim, no estado de Minas Gerais.   

Nesses municípios serão realizados estudos sobre a necessidade da conservação dos remanescentes de vegetação natural, na restauração de áreas degradadas e na formação de corredores ecológicos, no objetivo de ampliar e garantir a manutenção perene de serviços ambientais, particularmente recursos hídricos para atender as demandas locais e como contribuição ao abastecimento das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Sorocaba e São José dos Campos. 

Formalização: O termo de cooperação entre a ADITM e o projeto “Águas da Mantiqueira” foi assinado pela presidente da Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira Daniela de Cássia Santos Brito. A cerimônia foi realizada em Gonçalves-MG, com a presença do prefeito Luiz Rosa e do interlocutor do projeto, José Roberto Mana de Deus. 

Assinatura do Termo de Cooperação. 


Importância da região: A Serra da Mantiqueira foi reconhecida em um artigo científico da Revista Science como o 8º ecossistema mais rico em diversidade de espécies no mundo e considerado insubstituível. Florestas, campos naturais e a fauna da maioria das espécies da Mata Atlântica, distribuídas no relevo da cordilheira, permitem a ocorrência de um clima singular e a maior concentração de água mineral em quantidade e qualidade no planeta. Essas características conferem à região uma função essencial para o Sistema Cantareira, em São Paulo, que abastece diariamente mais de 5 milhões de pessoas.

As próximas etapas do projeto serão anunciadas em breve. 

Um comentário:

  1. Buscar sempre a preservação aliada a melhoria de qualidade de vida. Um lema sempre perseguido pela prefeita Daniela e respeitado por todos os municípios envolvidos.
    Parabéns pela conquista que representa um marco histórico e significativo para a saúde da Mantiqueira.

    ResponderExcluir

ADITM firma parceria com Projeto Águas da Mantiqueira

Estudo que visa preservar os recursos hídricos do Território Mantiqueira é uma iniciativa da Fundação Toyota do Brasil e Fundepag A...